Por que não?

Parabéns àqueles que se dão ao trabalho de abaixar para ver o que está escrito num papel do chão. Parabéns àqueles que encontram mensagens em garrafas. Parabens àqueles que escutam palavras jogadas ao vento. Esta é a minha homenagem.

Saturday, April 15, 2006

A pedidos....

Coletânea de piadas de português, edição comentada.

Prefácio

Antes de começar a ler esse post é preciso fazer alguns comentários em relação aos comentários. Primeiro de tudo eu gostaria de chamar a atenção para o fato de a maioria das piadas de português serem na verdade, cópias de piadas que os próprios portugueses contavam a anos sobre os alentejanos. É natural que muitas novas piadas foram surgindo ao longo do tempo em território brasileiro, sendo originalmente piadas de português. Mesmo assim, essa fama que serve de pretexo às piadas de português, mesmo as originadas no Brasil, se deve não à todos os portuguêses mas sim apenas àqueles nascidos na região do Alentejo, os chamados alentejanos.

Também convém chamar atenção para o fato de o autor dos comentários, o senhor Manel da Costa Oliveira Pereira, não é proveniente desta região, e portanto não deve ser submetido ao tratamento reservado à esses provincianos.

Fernando Bastos Trigo de Negreiros
Capítulo um: A orígem.
Um índio, chefe de sua tribo, negociava com um português, a cerca de 500 anos* atrás.
"Manel** levar mulher de índio, levar ouro de índio, matar gente índio, ocupar território índio e índio ganhar o quê em troca?"
Manel responde: "O direito de fazer piada de portugês durante 500 anos***!"
comentários:
*Na verdade, o que aconteceu foi algo bem parecido. Apesar de a piada não seire de facto uma moeda de troca, o negócio foi obviamente mais lucrativo para os Portuguêses do que para os nativos brasileiros. A prova de a piada não teire sido usada como moeda de troca é o fato de elas teirem sido originalmente importadas de Portugal, portanto, impossível de teerem sido criadas para efetivaire um negócio entre índios e portuguêses.
**Manel é um nome comum lá em portugal, mas é extremamente injusto achaire que todo português se chama manuel. Eu me chamo Manuel em homenagem ao meu pai e ao meu avô, mas conheço muitas outras pessoas com outros nomes como Joaquim, João Maria, Pedro e muitos outros. Registros nos informam sobre a contagem de nomes diferentes registrados atualmente e dizem chegaire a até 20!!
***Convém notar que esta piada estáire fora de validade, uma vez que já passaram os 500 anos e ainbda assim continua-se a fazire-se piadas de Português

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Os alentejanos deixam os bigodes cresceire tambem?

2:40 PM  
Anonymous Anonymous said...

gostei!

3:03 PM  

Post a Comment

<< Home