Por que não?

Parabéns àqueles que se dão ao trabalho de abaixar para ver o que está escrito num papel do chão. Parabéns àqueles que encontram mensagens em garrafas. Parabens àqueles que escutam palavras jogadas ao vento. Esta é a minha homenagem.

Monday, April 03, 2006

Fumo

As vezes eu queria poder pintar com palavras as cores e os sons que vivo. Acho que todos tem essa ambição pelo menos uma vez na vida. Se fosse possível, o que eu pintaria?

Quando foi que meu coração palpitou mais forte?

Será que valeria mais a pena pintar um segundo? A pior queda da minha vida... o momento imediatamente anterior ao contacto do meu queixo com o chão. Seria um quadro estranho, mas com certeza não seria bonito.

Ou valeria mais a pena pintar uma noite. Sim, um fim de noite, sentado na varanda, a ver o fumo relaxado, evasivo, como meus pensamentos, saindo da ponta do cigarro que enrolei. Enrolar um cigarro é uma arte. É uma arte promíscua como possuír uma prostituta. Por mais egoístas que sejamos, só é possível ter prazer se soubermos, ou nos convecermos de que a puta sente prazer. É do carinho ao moldar a erva seca em seu lençol branco que vem a maior parte - ou mais - o verdadeiro prazer de um cigarro artesanal. Consumi-lo é consumir esse carinho. De forma egoísta, mas ainda assim carinhosa. Como quem acaricia uma prostituta, come-a, consome-a, e ainda assim, acaricia-a.

E eu a relaxar junto com o fumo...

Seria um quadro bonito. Mas só seria completo se eu pintasse a noite inteira e não só a madrugada. Não só o ultimo trago, mas sim tudo o que na seda estrelada da noite queimou e cujas cinzas repousam no cinzeiro que é minha memória. Sim, como a fênix das boêmias a renascer, minhas memórias se solidificariam em um quadro que contivesse todos os aromas e cores e sons da noite tragada pelo tempo. Se imortalizaria contra a vontade desse fumante cruel, na forma de uma obra. Uma abertura para dentro da minha mente, um buraco que leva a um lugar onde a passagem das horas e minutos da noite se fundem em um eterno estático e perdem a irritante mania dos momentos de fugir na forma de fumaça.

Qual noite seria?

Tantas noites, tantos quadros....... Qual ficaria mais bonito? Qual tem os aromas mais coloridos? Os sons mais esbeltos ou as cores mais vivas? Que paladares e toques teriam formas mais perfeitas para essa paleta de sensações que das cinzas da memória renascem?
Ja sei.... ja sei.... ja sei qual contarei!
Mas não hoje que meu cigarro acabou.
Deixemos para outra ocasião
em que não falte fumo nem tempo...

8 Comments:

Blogger teto__branco said...

algo como canela e coca-cola?

9:47 AM  
Anonymous Anonymous said...

Só quem conheceu a companhia de um cigarro, entende realmente... Leitura leve, bem organizada, gostosa de ler.

3:30 PM  
Anonymous Anonymous said...

Fernando grande, grande escrita!adorei este texto, o excesso aliado com a sofisticada e serena escrita, a comparação com a puta fez m lembrar o ze grande!!!! O psicadélico a ideia k tudo é possível, as cores no k ja tem cor, a distorçam da realidade como a vemos, sendo ñ fatal mas dinamica e acima d tudo possivel de "artistificar" !!! força aí !je suis garcia!

5:32 AM  
Blogger in civilizado said...

Mt bem mt bem!
Ta mt fixe a impossibilidade do mundo da fantasia e da arte na realidade, adorei claro a comparação bruta com a puta!fez m lembrar o jovem ze grande!

"De forma egoísta, mas ainda assim carinhosa. Como quem acaricia uma prostituta, come-a, consome-a, e ainda assim, acaricia-a"fantastico!

Mt bem escrito mesmo!a ideia do impossivel no possivel, a escrita bruta e serena...o humor, o à vontade...
Tas em grande cara!!!!
Força aí fernando continua!!!claro k escuso dizer k o texto e (principalmente) seu principio é mm à fernando....

12:33 PM  
Blogger in civilizado said...

porra tento ter aki um comentario grande/completo e os gajos ñ me deixam!!!! k palhaços!!!!

12:33 PM  
Blogger in civilizado said...

ta fantastico a ideia do impossivel no possivel o mundo da fantasia totalmente razoavel no mundo real mt bem mm!!!!mt boa visao!
a comparação com a puta dura e crua, directa fez-m lembrar o jovem ze grande!
"Como quem acaricia uma prostituta, come-a, consome-a, e ainda assim, acaricia-a."
ta fantastico esta!!!o à vontade!

escrita serena, bruta, descontraída mt agradavel mt bom!
bom dominio da escrita e da ideia!as visoes a fantasia!!!!
gostei gostei muito!
continua cara!
Força aí;)

12:38 PM  
Blogger in civilizado said...

repeti-me tanto pk ñ sabia como isto funcionava....lololololololololol

5:27 PM  
Blogger Super Carneiro said...

obrigado... é meu post mais comentado

4:42 PM  

Post a Comment

<< Home